Saiba tudo sobre as maiores árvores do mundo!

Nosso planeta é cheio seres vivos incríveis, muitos dos quais já existiam bem antes da gente nascer. É o caso da maior árvore do mundo, uma sequoia gigante localizada no estado da Califórnia, nos Estados Unidos. Com 1.530 m³, a General Sherman Tree habita a Terra há aproximadamente 2.100 anos!

A maior árvore do mundo em volume:

General Sherman Tree

  • Volume do tronco: 1.530 m³
  • Altura: 82,6 m
  • Diâmetro do tronco: 8,2 m
  • Circunferência: 25,9 m
  • Peso do tronco: 1.814 toneladas
  • Idade: 2.100 anos (aproximadamente)
  • Espécie: Sequoiadendron giganteum
  • Localização: Sequoia National Park, Califórnia, EUA

Tudo o que envolve essa sequoia gigante, da espécie Sequoiadendron giganteum, é absolutamente fenomenal. Segundo o Guinness World Record, trata-se da maior árvore viva do mundo, com incríveis 1.530 m³ de volume, o equivalente a 16 dos maiores caminhões carretas que podemos encontrar nas nossas estradas!

Seu peso também impressiona: 1.814 toneladas equivale ao peso de 10 baleias-azuis, o maior animal do planeta, ou uma estátua e meia do Cristo Redentor! É a sequoia mais pesada de todo o mundo.

Outro dado incrível é a circunferência de seu tronco: 25,9 metros, aproximadamente. Se levarmos em conta que um passo tem mais ou menos um metro, isso significa que não menos que 30 passos são suficientes para dar a volta na General Sherman.

A maior de todos os tempos:

Maple Creek Tree

A árvore mais alta do mundo:

Hyperion tree

A mais volumosa de todos os tempos também era uma sequoia gigante, maior do que a General Sherman. A Maple Creek Tree, como ficou conhecida, também ficava na costa oeste dos Estados Unidos. Sabe-se que ela tinha impressionantes 1.727 m³ antes de ser derrubada na década de 1940.

  • Altura: 115,85 m
  • Volume do tronco: 502 m³ (aproximadamente)
  • Diâmetro do tronco: 4,63 m
  • Idade: entre 600 e 800 anos
  • Espécie: Sequoia sempervirens
  • Localização: Redwood National Park, Califórnia, EUA

Embora seja a maior do mundo, a General Sherman não é a mais alta. Esse título é dado pelo Guinness à também californiana Hyperion, com inacreditáveis 115,85 metros de altura, o que equivale a um prédio de 40 andares!

Diferentemente da General Sherman, que é visitada por milhares de turistas todos os anos, a Hyperion não recebe visitas. É que sua localização exata é guardada a sete chaves. A única coisa que se sabe é que ela fica numa encosta do Redwood Park, na Califórnia, e nada mais.

E por que tanto segredo? A intenção é, pelo menos por enquanto, afastar turistas e curiosos a fim de preservar a árvore e seu entorno.

Outro dado curioso sobre a Hyerion é que ela foi descoberta há pouco tempo. Mais especificamente, em 25 de agosto de 2006. Encontram-se, nesse mesmo parque, a segunda e a terceira árvores mais altas do mundo, descobertas em julho de 2006: a Helios, com 114,58 metros, e a ícaro, com 113,14 metros. Antes dessas descobertas, a maior árvore conhecida era a Stratosphere Giant, de 113,11 metros.

O que mais impressiona da Hyperion é que ela é ainda uma árvore jovem. Se uma sequoia pode viver mais de 3.000 anos, os prováveis 600 anos da Hyperion fazem dela uma árvore na flor da idade. E que continua crescendo, dia após dia.

FONTE: https://www.maioresemelhores.com/maiores-arvores-do-mundo/

Um comentário em “Saiba tudo sobre as maiores árvores do mundo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s