Todos os anos a população mundial tem um aumento considerável. Segundo a ONU, a previsão para 2050 é que seremos cerca de 9,8 bilhões de habitantes no planeta. E onde a maioria dessas pessoas vai viver? Nas grandes cidades, claro!
Mais da metade da população já vive em áreas urbanas e, nas próximas décadas, as principais cidades terão mais de 10 milhões de habitantes. Só que as 20 maiores áreas metropolitanas do mundo já ultrapassaram esse número faz tempo. É mole?
Veja a seguir a lista com as 10 maiores áreas metropolitanas do mundo, segundo o relatório “Demografia das Áreas Urbanas do Mundo”, do centro de estudos urbanos dos EUA (Demographia):
10. Cidade do México (México)

População: 20,4 milhões
Tamanho: 2.370 km²
Densidade: 8.600 pessoas por km²
A região metropolitana da Cidade do México é tão grande que ocupa um décimo do Vale do México e reúne mais de 40 municípios. Para completar, cerca de 20% da população mexicana vive ali.
9. São Paulo (Brasil)

População: 20,9 milhões
Tamanho: 3.043 km²
Densidade: 6.900 pessoas por km²
A única representante brasileira é obviamente a região metropolitana mais populosa do Brasil, mas também a maior do continente sul-americano, dos países que falam português e de todo o hemisfério sul. Só o município conta hoje com mais de 12 milhões de pessoas. Não é pouca coisa, não!
8. Nova York (EUA)

População: 21 milhões
Tamanho: 11.875 km²
Densidade: 1.700 pessoas por km²
Considerada a capital cultural do mundo, Nova York é a maior cidade dos EUA. Em seu território são falados mais de 800 idiomas para além do oficial, o inglês.
7. Xangai (China)

População: 22,1 milhões
Tamanho: 4.015 km²
Densidade: 5.500 pessoas por km²
A maior cidade da China começou como uma vila de pescadores. Mas isso já faz muito tempo… Hoje, Xangai é o principal centro comercial e financeiro da China Continental, além de ser detentora do maior porto de cargas do mundo.
6. Mumbai (Índia)

População: 23,6 milhões
Tamanho: 881 km²
Densidade: 26.900 pessoas por km²
Abrigo dos estúdios de Bollywood, a antiga colônia portuguesa e, posteriormente, britânica, apresenta uma mistura de culturas muito evidente em sua arquitetura.
5. Seul (Coreia do Sul)

População: 24,3 milhões
Tamanho: 2.745 km²
Densidade: 8.900 pessoas por km²
Com mais de 2.000 anos de idade, Seul combina áreas com patrimônios históricos e mundiais definidos pela UNESCO e edifícios ultramodernos. Com um enorme sistema de metrô, é considerada a cidade mais conectada do planeta.
4. Manila (Filipinas)

População: 25 milhões
Tamanho: 1.813 km²
Densidade: 13.800 pessoas por km²
Palco de diferentes batalhas, Manila por muito tempo esteve sob o domínio espanhol, o que se refletia na arquitetura da cidade. Porém, durante a II Guerra Mundial, quando já estava sob o domínio dos japoneses, sofreu um bombardeio dos EUA que destruiu grande parte das construções antigas. Hoje, após a reconstrução, assemelha-se às cidades norte-americanas.
3. Deli (Índia)

População: 28,1 milhões
Tamanho: 2.240 km²
Densidade: 12.600 pessoas por km²
Deli é o centro político e econômico do norte da Índia, sendo a sede de embaixadas de 160 países. Também é onde está a principal mesquita do país, Jama Masjid.
2. Jacarta (Indonésia)

População: 34,3 milhões
Tamanho: 3.367 km²
Densidade: 10.200 pessoas por km²
A capital da Indonésia é tão grande que administrativamente está dividida em 5 partes: Central, Ocidental, Oriental, do Sul e do Norte. Isso sem contar o arquipélago das Mil Ilhas que também fazem parte da cidade.
1. Tóquio (Japão)

População: 38,5 milhões
Tamanho: 8.223 km²
Densidade: 4.700 pessoas por km²
A maior cidade do mundo, teoricamente, não é uma cidade. É que o Japão não é dividido em cidades, mas em prefeituras que são um pouquinho mais amplas administrativamente do que as cidades de outros países. Na prática, Tóquio é a mais populosa região metropolitana do mundo e, pelas previsões, continuará no topo por muitos anos.
FONTE: https://www.maioresemelhores.com/maiores-cidades-do-mundo/
