
Uma reportagem na tv em que mostrava o sofrimento de uma tartaruga, com um canudo plástico preso em suas narinas despertou no grupo de alunos juntamente com a professora o interesse por mudar essa realidade.
Os alunos Vitória R. Paganelli, Marisa Braz, Carlos E. Lopes, Rannyel Bruno e a professora katiane Rodrigues da E.E.B prof. José Duarte Magalhães, após muitos questionamentos e reflexões sobre o uso de plástico de uso único e seu descarte incorreto resolveram começar o projeto do canudo ecológico no ano passado.

Pesquisando sobre os canudos e produtos já existentes, descobriram uma característica no muco da batata taía, que grudava em outros compostos dos estudo.
Segundo os alunos, o resultado foi satisfatório tanto na água quanto no uso com refrigerante. Podendo ser até mesmo consumido. Se descartado na natureza se dissolve em 24 horas.
Foram quatro meses de pesquisas ate chegarem nesse protótipo que ainda precisa de ajustes.

“Participamos da feira de ciencias da escola em 2019 e por pouco não fomos para a regional, fomos matéria no jorna online da cidade”,comenta Vitória Paganelli, uma das idealizadoras do projeto. Ela ainda nos conta que a meta este ano é participar da FEBIC , feira importante na cidade de Jaraguá do Sul, que acontece no mês de Setembro.
O grupo nao parou por ai, segundo eles tem outros projetos e idéias em busca de um mundo melhor.
