O ecoturismo tem um dia só dele. Também não é para menos: quer coisa melhor do que viajar para estar em contato com a natureza?

O Dia Nacional do Turismo Ecológico é celebrado no dia 1º de março como uma atividade que consiste na visita a lugares de preservação de fauna e flora, como Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN), que são Unidades de Conservação.
Cada vez mais, esse tipo especial de turismo vem crescendo no Brasil, seja pelo interesse de estrangeiros, seja pela valorização dos brasileiros. Dados do Ministério do Turismo relativos à 2016 informam que 8,29 milhões fizeram ecoturismo no país.
Uma atividade que vem ganhando cada vez mais adeptos por aqui é a prática do birdwatching, que é a atividade de observar aves, em seu próprio habitat. No norte do país, há vários lugares especializados em conduzir os turistas pelas florestas para quem eles tenham essa experiência singular.

A Importância do Ecoturismo
O Brasil é um país perfeito para o ecoturismo, haja vista a diversidade da nossa natureza, encontrada em todo o território nacional. Por isso, é tão importante que haja uma data comemorativa para o turismo ecológico, a fim de alertar para a importância do cuidado com a natureza pelo governo, pelos brasileiros e pelos visitantes de qualquer lugar.
A educação ambiental acarreta a conscientização das pessoas para a atividade muitas vezes predatória do turismo. O consumo dos turistas gera renda para as comunidades locais onde há o ecoturismo, mas essa cadeia não pode ser desarticulada. Se é a natureza que “gera” renda, ela precisa de cuidados, para não apenas secar a fonte de recursos para quem dela precisa, como também para que não acarrete um prejuízo ainda maior, saindo do nível local para o nível global.

O turismo é uma das atividades mais importantes para a economia brasileira e, por isso, mesmo, é necessário é o investimento em políticas públicas para a conservação da natureza acompanhada da educação ambiental. Dessa forma, os visitantes interessados em nossas belezas naturais terão a oportunidade não só de vê-las como, também, de aprender sobre elas e contribuir para a sua conservação.
Não precisa necessariamente estar em uma reserva para fazer turismo ecológico, respeitando e conservando a natureza. O turista pode e deve e respeitar os lugares por onde viaja e passeia em qualquer lugar que esteja, até mesmo em uma metrópole pois, grandes cidades também possuem parques, praias, natureza e também os seus habitantes, a cultura do lugar, tudo, deve ser respeitado e conservado.
FONTE: https://www.greenme.com.br/viajar/6401-dia-nacional-do-ecoturismo-2018/
